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sexta-feira

Hetairos - O maior barco de fibra de carbono feito até hoje

Chegou ao final os testes do Hetairos!
Antigo Panamax, um superiate de 66,9 metros de muito luxo, feito pelo estaleiro Báltico Finish, com características impressionantes de arquitetura naval, suas linhas externas foram criadas pelo estúdio Reichel & Pugh Design Iate com colaboração do Estúdio Dykstra e o interior por Rhoades Young. Eu coloquei esses nomes acima, para quem se interessar possa conhecer mais sobres essas empresas envolvidas em um projeto dessa magnitude, esse barco antes de se chamar Hetairos
se chamava Panamax, esse nome foi dado na fase da construção, pois a medida máxima de mastro que pode passar no canal de Panamá é de 62,5 metros, e era essa medida que os construtores estavam preocupados em não ultrapassar. Ele foi pensado em ser o maior e mais rápido iate do mundo capaz de atravessar o Canal do Panamá.
O seu casco foi construído com carbono de alta tecnologia  e com mantas de carbono pré-impregnados de CoreCell e Nomex Core. O resultado é que além de leve ele é muito rígido na construção do casco, seu deck é feito carbono com um núcleo de Nomex, bem como uma preocupação de ter um interior leve, para ajudar na redução de peso que deverá faze-lo atingir um desempenho de vela impressionante, em torno de 17 nós de contravento!!
O alojamento a bordo do superiate Hetairos é modesto em termos de tamanho, possui uma suíte do proprietário muito grande que fica a ré do mastro de mezena com uma clarabóia fornecendo impressionante vista, além de quatro cabines de convidados para um total de até 10 sortudos. Dez membros da tripulação são acomodados em quatro cabines da tripulação e uma cabine de um capitão.
Ele foi baseado em um projeto de 1870 e cada grama de peso que poderia ser retirado durante a construção foi descartada, então na água, ela pesa apenas 235T.
Ele pode suspender a sua quilha de 9 metros e reduzir a profundidade para até 3,5 mts mesmo parecendo desafiar a física, ele com apenas 6 mts de quilha já consegue andar a contravento, pois tem um lastro de água de 38T e o conjunto de velas maiores do mundo que foram feitas especialmente para ele pela North 3Di. Ah!,outra coisa, ele vai correr as principais regatas do mundo e inclusive já recebeu o seu certiicado da IRC. É isso!
Que maravilha.
Impressionante.
Vista da popa.
 
Olha o tamanho do proeiro perto do barco.
Impressionante.

Olha o tamanho do proa.
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